Palestrantes 9º FIPA
Gonçalo Byrne
Gonçalo Byrne formou-se em Arquitectura pela ESBAL e é Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Arquitectura da UTL e pela Universidade de Alghero. A sua obra tem sido reconhecida pela sua expressão arquitectónica, cultural e patrimonial (Prémio A.I.C.A/S.E.C., Medalha de Ouro da Academia de Arquitectura de França e Prémio Piranesi/Prix de Rome pela requalificação do Museu Nacional Machado de Castro). Paralelamente, tem desenvolvido uma importante carreira como docente universitário. Dos projectos recentes, destaca-se o primeiro lugar no concurso internacional para a Cité de la musique, em Genebra (projecto em co-autoria com Pierre-Alain Dupraz).
Leandro Grass
Leandro Grass, atual Presidente do IPHAN, é docente e pesquisador nas áreas de Sociologia, Meio Ambiente, Gestão Pública, Cultura e Ciência Política. Bacharel em Sociologia e Licenciado em Ciências Sociais pela UnB (2007). Mestre em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS/UnB, na linha de Educação para Gestão Ambiental (2011). Gestor Cultural pela Organização dos Estados Ibero-americanos - OEI (2017). Experiência internacional em pesquisa na área de Governo e Políticas Públicas na Universidade Autônoma de Barcelona (2017). Coordenador projetos de iniciação científica, formação política e tecnologia na educação básica (2012-2014). Docente com experiência na educação básica e superior e na formação continuada de professores (2005-2021).
João Carlos dos Santos
João Carlos dos Santos é atualmente Diretor-Geral do Património Cultural (DGPC). Desde 1989 que integra o quadro dos diversos organismos da tutela do património, tendo desempenhado funções de chefia, sendo mais recentemente Subdiretor-Geral da DGPC entre 2013 e 2021, quando assume as funções de Diretor Geral, cargo que já tinha exercido em regime de suplência entre outubro de 2015 e janeiro de 2016. Integra várias comissões, de que se destacam o Conselho Nacional de Cultura, sendo Presidente da secção especializada do Património Arquitetónico e Arqueológico e Presidente da secção especializada dos Museus da Conservação e restauro e do Património Imaterial, é Presidente do Conselho Diretivo do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural e membro do Conselho Nacional de Habitação e do Conselho Coordenador do Programa de Gestão do Património Imobiliário do Estado.
Elisabete Moura Barreiros Ferreira
Elisabete Moura Barreiros Ferreira é Doutorada é licenciada em Arquitetura Paisagista, pela Universidade de Évora (UE); Licenciada e Mestre em Arquitetura pelo ISTA – Escola de Tecnologias e Arquitetura do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa; Pós-graduada e Mestre em Desenho Urbano, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e Doutora em Urbanismo pela Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL). Desde 1996 que integra diversos organismos da tutela do património, onde tem desempenhado funções na área da salvaguarda do património cultural, com destaque para o património arquitetónico e paisagístico. Consultora científica e membro efetivo de concursos nacionais e internacionais, nas áreas do Urbanismo, da Arquitetura e da Arquitetura Paisagista, em diferentes grupos de trabalho, governamentais e não governamentais.
Ana Paula Amendoeira
Ana Paula Amendoeira é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em Recuperação do Património Arquitectónico e Paisagístico, pela Universidade de Évora e doutoranda na Universidade de Paris 4 Sorbonne no Instituto de Geografia, na área de investigação sobre património mundial. Diplomada em Administração de Projectos Culturais pela Fundação Marcel Hicter, Conselho da Europa, em 2001. Foi bolseira de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e ensino Superior em 2006 e entre 2008 e 2012, é Investigadora Integrada do Centro de Estudos Arqueológicos e Ciências do Património da Universidades de Coimbra. Tem desenvolvido a sua investigação na área do património cultural com especialização em Património Mundial.
Dora Monteiro e Silva de Alcântara
Dora Monteiro e Silva de Alcântara (Rio de Janeiro, 1931) é arquiteta, graduada em 1957, na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, atual Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/FAU. Estudiosa da Azulejaria luso-brasileira, suas principais atividades são as ações em defesa da preservação do patrimônio cultural e do ensino da arquitetura brasileira. Professora Emérita da UFRJ, Livre Docente do Departamento de História e Teoria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, FAU-UFRJ, lecionou nesta Faculdade e na Escola de Belas Artes da mesma Universidade. Lecionou, também, na Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, e na FAU da Fundação Rosemar Pimentel, Barra do Piraí, RJ.
José Luis Cortés
The architect José Luis Cortés, was born in the City of Monterrey, México; graduated from the Architecture School at the Monterrey Institute of Technology (1965-1970); has a Master's Degree in Urban and Regional Planning from the Royal Academy of Fine Arts from Copenhagen, Denmark (1970-1972); another master in Advanced Studies of Architecture, Urban Settlement Design and Housing in developing countries by the Massachusetts Institute of Technology (1972-1974). He was Director of Continuing Education at the Universidad Iberoamericana (2009-2015), where he also hold the position of Director at the Department of Architecture and the Master's Degree in Urban Projects (2002-2009) and professor since 1974. At the Autonomous Metropolitan University Campus Xochimilco, he was Coordinator of theTerritorial Planning Career (1990-1996) and professor of Urban Planning for 27 years (1975-2002).
Deyvesson Gusmão
Deyvesson Gusmão é diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan. Graduado em História e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia. Foi servidor do Estado do Acre (2006-2019), tendo atuado no Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura Elias Mansour. Trabalha no Iphan desde 2009 e desde 2019 é servidor efetivo do Instituto, onde também já exerceu as funções de Superintendente do Iphan no Acre e Coordenador-Geral de Identificação e Registro.
Sérgio Ferraz Magalhaes
Sérgio Ferraz Magalhães é arquiteto, doutor em Urbanismo, professor no Programa de Pós Graduação em Urbanismo da FAU / UFRJ. É autor dos livros Reinvenção da Cidade – Interação, Equidade, Planeta (RioBooks, 2021), Sobre a Cidade – Habitação e Democracia no Rio de Janeiro”, “Favela-Bairro, Uma outra história do Rio de Janeiro”, em coautoria com Luiz Paulo Conde, “A Cidade na Incerteza – Ruptura e Contiguidade em Urbanismo” (Viana & Mosley, 2007). Secretário de Estado de Projetos Especiais do Rio de Janeiro ( 2001-2002), Secretário Municipal de Habitação do Rio de Janeiro (1993-2000), foi o responsável pela concepção e implementação da Política Habitacional da cidade, onde se inclui o programa Favela-Bairro, que em sua administração alcançou 155 favelas e 550.000 moradores.
Rui Lourido
Historiador, Presidente do Observatório da China e Coordenador Cultural da UCCLA, Fundador e membro da Direção da Associação Mundial de Estudos Chineses (World Association for Chinese Studies –WACS), Coordenador (pela UCCLA) da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa, que envolve 3 instituições brasileiras, entre as 15 instituições, dos Observadores Consultivos da CPLP. Sobre o Urbanismo: foi Historiador no Gabinete Urbanístico de Alfama da Câmara Municipal de Lisboa, entre 1993 a 1998.No âmbito das exposições de Arte Contemporânea dos países de Língua Portuguesa, que organiza para a UCCLA dirigiu - Urbanismos de influência Portuguesa, catálogo da exposição, na UCCLA, de janeiro a Abril de 2020, Organização, Coordenação e Introdução de Rui Lourido, ed. UCCLA, Lisboa, janeiro 2020 .
Rui Leão
Rui Leão is a practicing architect and urban planner based in Macau SAR, China, where he founded LBA Architecture and Planning in partnership with Carlotta Bruni. From 1996, he has maintained a proliferous activity in architecture, landscape and urban design in Macau and Mainland China. He got his master degree in Architecture at Porto School of Architecture, and his Doctoral degree in Architecture and Urbanism at RMIT, Melbourne.
He is a recipient of the Arcasia Golden Medal of Architecture (2006), for his Sai Van Lake Square, and a recipient of the Jury Commendation for Innovation of the UNESCO Asia-Pacific heritage Awards for the design of the Reading Room for the Macau Portuguese School (2012) and the UNESCO Award for New Design in Heritage Context (2022) with his design for the M30 Integrated Infrastructure for Power Supply and Waste Collection.
Mauricio Leon Prochnik
Mauricio Leon Prochnik, Arquiteto e Urbanista com experiência abrangendo amplo leque de atuação tanto no atendimento aos clientes diversificados - entidades públicas e particulares, atuantes em setores diversos, tais como: corporações, instituições, fundações, incorporadoras, e quanto às atividades desenvolvidas - projetos de arquitetura e interiores, retrofits, revitalizações, restaurações, e outros correlatos, inclusive, a meio ambiente. Cabe ressaltar que o escritório detém experiência específica relacionada com projetos em bens tombados ou preservados e áreas ambientais. Experiência na realização de projetos relacionados à cultura como museus, centros culturais, coordenando equipes multidisciplinares e relacionando-se com os órgãos de proteção e patrimônio.
Maria Rita Amoroso
Maria Rita Amoroso é arquiteta : Coordenadora Geral do FIPA Brasil – Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico Brasil /Portugal (FIPA). Doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Investigadora no curso de Pós Doutoramento na vertente do Patrimônio do Brasil e Portugal na Universidade de Aveiro (UA) .Atualmente Investigadora no curso de Pós Doutoramento na Universidade de São Paulo – FAU /USP Laboratório Campinas: prospecção em Arqueologia da Paisagem com proposições de um manual de conservação para centros históricos. Presidente do CICOP.NET /BRASIL (Florença, Itália), Presidente HYPATIA International Award - BRAU/CICOP (Florença - Itália). Conselheira titular do CONDEPACC – Conselho do Patrimônio Cultural - Campinas/SP.
Lilian Louise Fabre Santos
A Arquiteta e Urbanista Lilian Louise Fabre Santos é professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, doutoranda do Pós-Arq na mesma universidade e mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo IPHAN. Exerceu atividades profissionais relacionadas com proteção do patrimônio arquitetônico brasileiro, como a elaboração da Normativa de Preservação do Conjunto Histórico de Antonina para o IPHAN/PR, consultoria técnica contratada pela UNESCO para implementação das ações do PAC-Cidades Históricas no estado de Goiás e coordenou a obra de Restauração da Catedral Basílica de Salvador/BA. Desde 2016 atua no ramo docente como professora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de universidades catarinenses como a UNIPLAC, UDESC e UnC.
Flávio de Lemos Carsalade
Arquiteto pela Escola de Arquitetura da UFMG em 1979, Mestre em Arquitetura pela UFMG - 1997, Doutor em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia – 2007, Professor Titular da Escola de Arquitetura da UFMG, onde ingressou em 1982, sendo seu diretor entre 2008-2012 e onde exerce várias atividades de pesquisa e extensão. Pesquisador do CNPq. Presidente do Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/MG (1996/1997 e 1998/1999), Presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG (1999 a 2002), Secretário Municipal de Administração Regional Pampulha, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (2003 a 2007), Professor visitante em universidades dos Estados Unidos da América, Espanha e Alemanha.
Alice Tavares
Alice Tavares é arquiteta, investigadora na área dos materiais e reabilitação de edifícios, Presidente da APRUPP – Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património. Foi bolseira de investigação de pós-doutoramento da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2015-2020), atualmente é investigadora Pós-doutorada no CICECO, Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica, Universidade de Aveiro. Doutorada em Engenharia Civil (2015) com especialização em Reabilitação e edificado antigo, foi docente convidada para o curso de Reabilitação do Património da Universidade de Aveiro, onde lecionou as UC de Metodologias de reabilitação, História da Arquitetura I e II, História de Estruturas e Construção, Materiais tradicionais, Projeto.
Aníbal Guimarães da Costa
Aníbal Guimarães da Costa é licenciado em Engª Civil (FEUP, 1976). Doutoramento em Engenharia Civil, FEUP, 1989. Agregação em Engª Civil, FEUP, 2002. Professor Catedrático Convidado da Universidade de Aveiro. Sócio Gerente da firma GEPECTROFA, Lda. Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros com o nº 13892. Especialista em Estruturas pela Ordem de Engenheiros. Editor de 21 livros, autor de 96 livros e capítulos de livros nacionais e internacionais, 126 artigos em revistas internacionais, 66 em revistas nacionais e mais de 500 artigos em conferências nacionais e internacionais. Esteve ligado a centenas de projetos de reabilitação estrutural do património arquitetónico com muitas intervenções de grande relevo tendo algumas delas recebido diversos prémios nacionais e internacionais
António Manuel Torres da Ponte
António Manuel Torres da Ponte ATIVIDADE PROFISSIONAL NO DOMINIO DA CULTURA E DA MUSEOLOGIA É desde 1 de abril de 2021 Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis. No âmbito da sua atividade profissional, no domínio do Património Cultural e Museologia exerceu o cargo de: Diretor Regional da Cultura do Norte entre dezembro de 2013 e março de 2021; Representante do Estado na Administração do Coliseu-Porto, entre 2014 e 2020; Presidente da Fundação Côa Parque, entre outubro de 2014 e junho de 2017. Diretor do Paço de Duques de Bragança, Guimarães, 2009 – 2012; Coordenador do Museu de Vila do Conde entre 2012 - 2013 e 1994 - 2009. Publicou vários artigos sobre museologia e Património em revistas nacionais e estrangeiras. Pertenceu a vários órgãos territoriais e conselhos gerais de várias organizações.
Kátia Bogéa
Nascida em Lagarto (SE), Kátia Bogéa é graduada em História pela Universidade Federal do Maranhão (1984) e especialista em historiografia Brasileira e Regional pela Universidade de São Paulo (1988). Em novembro de 1979, radicou-se em São Luís, tendo sido reconhecida pela Câmara Municipal como cidadã honorária ludovicense em 2015. Desde 1980, atua exclusivamente em atividades na área do patrimônio cultural, quando ingressou como estagiária na recém-criada Superintendência Regional do Iphan, onde dedicou toda a sua vida profissional à pesquisa do patrimônio maranhense e ao trabalho de preservação e proteção do Centro Histórico de São Luís e Alcântara. Ocupou o cargo de Superintendente do Iphan no Maranhão no período de 2003 a 2015, quando planejou e articulou o PAC Cidades Históricas
Luiz Fernando Almeida
Luiz Fernando Almeida - Por quase 10 anos, atuou como presidente do IPHAN e coordenador nacional do Programa Monumenta, dirigindo a implementação da política de patrimônio no Brasil. Também foi Membro do Comitê de Patrimônio Mundial da Unesco de 2008 e 2011, fundador da revista Óculum e Diretor do Museu de Arte do Rio. Formado em Arquitetura, é um dos fundadores do Instituto Pedra.
Wilmara Figueiredo
Wilmara Figueiredo é Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2021), mestra em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2007) e bacharela em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão (2004). Assessora Especial da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico.
Sérgio Motta Lopes
Sérgio Motta Lopes é Arquiteto e urbanista, mestre e doutorando em Conservação e Restauro pela Universidade Federal da Bahia, com estágio de doutoramento na Universidade do Algarve (Portugal) e Universidade Técnica de Berlim (Alemanha). Professor do Colegiado de Engenharia Civil da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF. Desenvolve pesquisas nas áreas de projeto arquitetônico e urbanístico, de políticas públicas de desenvolvimento urbano e preservação patrimonial, e de história da arquitetura e do urbanismo e patrimônio cultural, com ênfase nos temas ligados à produção arquitetônica, urbanística e patrimonial do Vale do Rio São Francisco.
Nadia Somekh
Nadia Somekh é professora emérita da FAU Mackenzie, onde foi diretora (2005-2009) e coordenadora da pós-graduação (2000-2002). Atualmente é Presidente do CAU Brasil (2021-2023). Foi diretora do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo e presidente do CONPRESP (2013 a 2016). Foi presidente da EMURB (2002-2004) Pesquisadora da verticalização desde os anos 80, participou da formatação de planos diretores de São Paulo. Autora dos livros “A cidade vertical e o urbanismo modernizador” (Editora Mackenzie/Romano Guerra, 2014) entre outros livros e artigos.
Nestor Goulart Reis Filho
Nestor Goulart Reis Filho – Arquiteto e Urbanista (FAUUSP, 1955), com formação complementar em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (FFLCH, 1962), é Professor Titular Sênior e Emérito da Universidade de São Paulo. Fundador do campo disciplinar da História da Urbanização em nosso país, vem militando na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio, urbanização colonial e urbanização contemporânea, em especial no que se refere ao Brasil. Autor de c. 40 livros, destacam-se Evolução Urbana no Brasil (1968/ 2001), Quadro da Arquitetura no Brasil (1970), Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial (2000), São Paulo: Vila, Cidade e Metrópole (2004), “Dois Séculos de Projetos no Estado de São Paulo: Grandes Obras e Urbanização” (2010) e “Minas de Ouro e a formação das Capitanias do Sul (2013), três dos quais merecedores do prêmio Jabuti.
Andrey Rosenthal Schlee
Andrey Rosenthal Schlee possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1987), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: de preservação do patrimônio cultural, arquitetura brasileira, arquitetura no Rio Grande do Sul e arquitetura e urbanismo em Brasília. Dedica-se também às questões relacionadas com a melhoria do Ensino de Arquitetura e Urbanismo.
Tomás de Albuquerque Lapa
Tomás de Albuquerque Lapa, nascido em 10 de abril de 1952, arquiteto e urbanista, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, em 1975. Mestrado em Urbanismo pela Universidade de Paris VIII – Vincennes, em 1979, e doutorado, em 1992, pelo Instituto de Geografia da Universidade de Paris I – Sorbonne. Diretor do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, em Olinda, 1985-1987. Professor no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano -MDU, desde 1980 até presentemente, e coordenador do PPGMDU, 2005-2009. Pesquisador na linha de trabalho de Conservação Urbana Integrada. Vice-diretor do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco -UFPE, 1996-2000. Diretor do Centro de estudos Avançados da Conservação Integrada, 2000-2004 e 2013-2015. Estágio pós-doutoral no ICCROM, Roma, 2009-2010.
Antonio Luis Ramos Sarasá Martin
Antonio Luis Ramos Sarasá Martin, Conservador Restaurador, Administrador do Estúdio Sarasá Conservação e Restauração, empresa especializada em conservação e restauro do Patrimônio Histórico Cultural, na qual atua nas áreas de Consultoria, Projetos, Intervenções de Conservação e Restauro, Zeladoria e Pesquisa. Idealizador da Zeladoria do Patrimônio Cultural. Promove exposições públicas, propostas culturais e iniciativas à gestão da cultura. Cultua a tradição familiar das artes e ofícios vinda da Catalunha, referência em produção artística nos ofícios de azulejaria e vitrais, laborando a mantença das técnicas e saberes tradicionais. Membro da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (APCR). Participou da elaboração do Código de ética do Conservador Restaurador.
Dalmo Vieira Filho
Dalmo Vieira Filho é Arquiteto e Urbanista, formado pela Universidade Federal do Paraná, com curso de Especialização em Conservação e Restauro de Sítios e Monumentos Históricos na Universidade Federal da Bahia e extensões na Alemanha, em Patrimônio Cultural e em Portugal, em Planejamento Urbano. Foi professor concursado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC entre 1985 e 2021. Iniciou sua vida profissional trabalhando em escritórios de arquitetura importantes no Paraná, tais como Jaime Lerner, Domingos Bongestabs, Marcos Prado, Manoel Coelho e Cyro Ilídio Correa de Oliveira Lyra. Foi Professor da Universidade Federal do Paraná, no curso de Desenho Industrial e Comunicação Visual.
Maria Edwiges Sobreira Leal
Maria Edwiges Sobreira Leal é Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG (2021/2023). Arquiteta e Urbanista formada pela UFMG. Especializada em Patrimônio, Membro do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte (CDPCM – BH). Dirige a BELARQ Arquitetura e Urbanismo. Prêmio IAB/MG pela Restauração e Requalificação da Praça da Estação - Belo Horizonte. Ainda em Belo Horizonte, coordenou os projetos de dois parques: Nossa Senhora da Piedade e Parque 1º de Maio, ambos pelo programa de Drenagens Urbanas. E o destaque para a “Requalificação da Praça da Savassi”e “BRT central de BH”
Mário Augusto Ribas do Nascimento
Mário Augusto Ribas do Nascimento, Engenheiro Agrônomo, Advogado e com Pós-graduação em Gestão do Agronegócio. É Presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial – OCBPM. Sua atuação no âmbito turístico, histórico e cultural se deve a ter sido Prefeito e Vereador de São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul, uma das 15 cidades detentora do título de Patrimônio Mundial Cultural reconhecidos pela Unesco no Brasil, as Ruínas de São Miguel pertencentes às Missões Jesuíticas Guarani, um dos Sete Povos das Missões. Com trabalho desenvolvido junto a CNM, onde é Consultor das Áreas de Turismo e Agricultura e em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), estruturou a Rede Cidades Históricas e Patrimônio Mundial e alavancou esforços para estruturação do Plano Nacional do Patrimônio Mundial no Brasil que está em andamento.
Leonardo Castriota
Leonardo Castriota é arquiteto-urbanista, doutor em Filosofia. Professor titular da UFMG e pesquisador 1 do CNPq é autor de numerosos livros e projetos na área do patrimônio cultural. Foi Presidente do IAB-MG, Diretor da Escola de Arquitetura da UFMG e Diretor de Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. Foi Presidente do ICOMOS/BRASIL e atualmente é Vice-Presidente do ICOMOS Internacional.
Lucas Rozzoline
Lucas Rozzoline - Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Ceará (2014), após estudos em Arquitetura na Sapienza Università di Roma (2006-2011) e Universidad de Sevilla (2011-2012). Possui mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2019).
Dirige a empresa Studio Rozzoline, empresa multidisciplinar que atravessa a arquitetura, design, arte e construção.
Professores Relatores – FIPA
1 - Professora Doutora - Giovanna Jansen Duailibe
2 - Professora Mestre - Andreia Jane Leando Câmara
3 - Professora Doutora - Bárbara Wasinski Prado
4 - Professora Mestra - Jussara Martins Nogueira
5 - Professora Especialista - Bruna Andrade Ferreira
6 - Professora Doutora - Débora Garreto Borges
7 - Professora Doutora - Célia Regina Mesquita Marques
8 - Professora Mestre - Nairama Pereira Barriga Feitosa